Games, animes, downloads e tudo sobre visual novels.

Novidades

Dicas: Como fazer um bom Otome game


Olá estava pensando como muita gente esta se aventurando nesse mundo de criação, espero que tenham cada vez mais pessoas envolvidas nisso e que algumas delas se tornem oficiais, sim pois isso é muito importante para ter respeito. Eu ja andei por ai dizendo o que faz uma boa visual novel, dando dicas la no grupo Visual Novel BR, como comentários mesmo, eu não sou ninguém alem de alguém que joga muito ne... Então resolvi falar disso aqui como listinha.... Eu faço lista até para arrumar a casa e normal que meu bloguinho tenha também.

🎯 Sobre o Enredo


➣ 1º Escrita I: É muito importante que separe de modo que o jogador posso perceber, as pausas do protagonista, pensamentos, onomatopeias, tudo isso é muito valioso na jogabilidade, e pode ser reforçado com sonoplastia.

➣ 2º Escrita II: Erros devem ser evitados ao máximo que der, como exemplo tem jogos mesmo lançados no steam que tem pequenos erros, como palavras juntas, a ausência de uma letra. Concordância, e preciso que nossas frases sejam coesas e os verbos concordem com toda a oração, nosso idioma e bem complicado nessas partes, mas sem isso a interpretação do leitor pode divergir demais da intenção do criador.

➣ 3º Escrita III: Para mim a parte mais difícil. Ser envolvente... Eu consigo isso traduzindo, mas o escritor ja fez todo o trabalho eu só encaixo o melhor jeito nas palavras no nosso idioma. Aquele jogo que você começa ler, e não consegue deixar, as vezes você nem gostou mas está lendo, pois algo ja te prendeu... A Narrativa da Mc tem que ser assim, os personagens tem que parecer estarem falando com você e não com a protagonista. Quando ela estiver pensando, você tem que sentir como se fosse seu pensamento. Exitem muitos jogos que não tem isso, mas os melhores tem, então esse é um bom desafio.

Dica: Leia Muito, não só blogs, mas livros também, isso vai engrandecer sua cota de palavras para uso, evitando que repita a mesma palavra muito perto. Também jogue vários otome games ou Visual novels antes de fazer a sua, elas vão servir de inspiração e de referencia, para saber o que você gosta e o que não gosta.

🎯 Sobre a História


➣ 1º Entrelace: Ou seja não entregue toda a história de uma vez só, ao mesmo tempo que fecha uma rota, deixe algo ainda para ser descoberto na outra, de preferencia subliminar.

➣ 2º Mistério: Tenha algo a ser descoberto, mesmo sem ser algo igual ou como eu falei acima. Mesmo que seja uma bobagem, como o motivo da mentira de tal personagem. Mesmo sendo somente naquela rota. Isso vai prender o jogador, até o final, pois ele vai ficar curioso para saber a causa daquilo.

➣ 3º Rotas Diferentes: Procure ter rotas diferentes, rotas parecidas que só mudam a resposta são boas para antes de escolher o personagem. Se cada personagem tiver uma história diferente isso também aumenta a curiosidade do jogador. Não precisa fazer historias diferentes para um final bom e mau, você pode dividir essas dentro dessa mesma história e para varias tipos de finais.

🎯 Arte


- De modo geral, so tente combinar, não acredito que arte é tudo que importa, mas pelo menos tente usar algo bem parecido umas com as outras na questão do traço. Mas isso e algo já avançado, para quando você realmente for investir pesado na construção do seu jogo.

🎯 Música/Som


- Tente pôr pelo menos uma música para cada situação, pois eu ja vi muitos comentários reclamando que a música fica no loop infinito. Particularmente eu não me importo, porque vou estar muito concentrada na história. Mas é legal quando você joga algo e fica a música na sua cabeça.

🎯 Dedicação

- Ir até o final. Hoje em dia com a vida tão corrida muitas pessoas desistem de blogs e seus projetos. Mas quando a gente torna algo público nos temos muitas responsabilidades em cumprir o que dizemos; para não desapontar as pessoas e também não quebrar aquela confiança.

🎯 Visual Novel Database

- Plataforma de referencia em visual novels, não esqueça de por seu jogo lá, isso vai fazer ele ser mais respeitável e ajudar também na divulgação.

🎯 Site/Blog

- Como alguém poderá falar de seu projeto se ele não tem uma boa apresentação? O Facebook é ótimo para lidar e conversar com seus fãs. Mas é péssimo para servir de arquivo para sua sinopse ou perfil dos personagens. Um projeto polido e organizado será mais respeitado, se você não a trata com cuidado quem mais irá tratar. Então tenha um site, ou blog para ter sua sinopse direita, perfil de personagens, pagina de créditos para os artistas e até desabafos do desenvolvimento.

🎯 Conclusão: Agora isso é o pouco que tenho para compartilhar com vocês de jogos que ja joguei de desenvolvimentos que acompanhei, e de jogadora, coisas que eu acho que predem a atenção do jogador. Ainda faltou algumas coisas, mas trago em uma parte dois.

➣ Links
- Recursos para criar sua visual novel

Aproveitem a vibe de dicas e deixe a de vocês também:
Share:

10 comentários:

  1. Que ótimas dicas! Deu até vontade de começar um projeto S2
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pense nisso seria mais um jogo em português!

      Excluir
  2. Olá, Tainá! \o/

    Há uns tempos atrás eu estava pensando até em criar uma Visual Novel, mas acabei desistindo da ideia por falta de inspiração, juntamente com aquele receio de começar algo e não conseguir chegar até o final. Enfim, eu adorei as dicas. E compartilho do mesmo pensamento da Anne, acima: deu até vontade de começar um projeto, haha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que desistiu, mas quem sabe um dia não tenha essa inspiração que falta? So esperando para saber, eu espero que tenha que ai vamos ter jogo novo.
      bjs

      Excluir
  3. Muito boas as dicas! Uma das coisas que eu mais quero nessa vida é lançar um Otome Game! Eu faço faculdade de design, desenho bastante e tal, mas meu problema é pensar na história mesmo. Eu não consigo pensar numa ideia que eu ache legal o suficiente pra investir o meu tempo (que já é curto por causa da faculdade)...
    Quero ver a parte dois :3
    Beijos~
    Armazém de uma Otome

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Runa se quiser eu crio a historia e vc faz os desenhos.
      To pensando em fazer um otome game com um cenario jovem.
      Poderia se passar em uma escola ou faculdade
      to com umas ideias
      Caso vc tenha interesse me manda um email
      milanez293@gmail.com

      Excluir
  4. Pfv alquem mi dá um ajudinha?
    Eu queria saber um APP ou site de fazer otome game help!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem vários de graça no Itch-io

      Link: https://itch.io/games/tag-otome

      Pagos e alguns outros free você acha no Steam, e se passar o mouse lá em cima em jogos, depois pc vai aparecer os jogos marcados com Free, nas postagens tem os links para baixar.

      Se quiser outras sugestões da uma passada na pagina do Facebook do blog e manda mensagem que eu te respondo por lá, e passo mais links

      Excluir
  5. Muito valiosas ^-^
    Depois dessa dicas melhorei meu texto e muito!
    Vou guardar com o coração!

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa muito feliz, mas se não der para comentar tudo bem! obrigada pela visita!

(。♥‿♥。) (*≧m≦*) ヾ(^∇^) m(_ _)m (◎_◎;) (T_T) (*_*) (~~~)\(^o^)/
(^_−)☆ (*・∀・)/\(・∀・*) (>д<)\(*T▽T*)/ (^_^) ❤

Sitam-se livres pra comentar e dividam seus link aqui, adorarei visitar

Hakuouki Kyoto Winds Sai dia 24 de agosto, por 55 ou 66 reais

Siga aqui também

Followers

Parceiros

Radio J-hero

Rádio J-Hero

Jogos Nacionais

Divulgação

Otome games